Um lindo ditado atribuído ao Rav Nachman de Bretslav (1772-1810) diz que “o dia do seu nascimento foi quando Deus decidiu que o mundo não podia continuar existindo sem você.” Alguns comentaristas imaginam a natureza saudando cada novo bebê que vem ao mundo: as montanhas se curvando, os rios se contorcendo, as árvores batucando. Se é assim que o mundo responde à chegada de uma nova alma, antevendo as possibilidades de ser transformado pelas interações com o recém-chegado, como o mundo responde quando esta alma se despede?
Algumas vezes, queremos recrutar o apoio da natureza para gritar que não estávamos prontos para esta partida, que ainda sentimos falta do abraço apertado, do sorriso sincero, do carinho e até mesmo das broncas quando eram necessárias. Outras vezes, reconhecemos vidas que foram desfrutadas até seus momentos finais e relacionamentos que nos prepararam para continuar caminhando por conta própria, ainda que sentindo o vazio que pessoas queridas deixam quando partem.
O Izcór é uma oportunidade oferecida pela tradição judaica para expressarmos em palavras o carinho que sentimos; é nossa forma de agradecer o impacto que pessoas que partiram deste mundo, tiveram em nossas vidas. Ao pedirmos a Deus que se lembre de pessoas muito queridas para nós, acionamos nossas próprias memórias e, desta forma, reforçamos seus vínculos com a corrente da vida eterna.
Com a lembrança, vem a percepção de que caminhamos com estas pessoas queridas nas nossas próprias jornadas: as percebemos nos abraços apertados que passamos a dar por inspiração delas, na sinceridade do sorriso que aprendemos de seus exemplos pessoais, na forma como retribuímos ao mundo o carinho que delas recebemos, algumas vezes expresso até mesmo em forma de bronca.
Ao nos olharmos no espelho, muitas vezes as vemos; ao expressarmos nossas próprias opiniões, as escutamos; ao vivermos momentos especiais, sentimos sua presença. Seu legado nos inspira a buscar uma vida que reflita os valores que eles nos ensinaram e por isso seremos eternamente gratos.
תהיינה נשמותיהם צרורות בצרור החיים!
Que suas almas estejam para sempre entrelaçadas na corrente da vida!
Gmar Tov!
Nenhum comentário:
Postar um comentário